Todas as dobras de Avatar
Todo mundo de Avatar é baseado nas técnicas de dobra dos quatro elementos clássicos da natureza: Terra, Fogo, Agua e Ar, um mundo onde cada um possui um estilo próprio e caraterísticas especificas.
As dobras elementais são baseadas em artes marciais e os dobradores tradicionalmente fazem suas dobras a partir do movimento de pês e mão, porem alguns mestres conseguem dobrar seus elementos cm o mínimo movimento possível, existindo também dobradores raros que conseguem dobrar apenas foco mental, concentração e força de vontade.
Elementos
Existem cinco elementos principais de dominação, quatro delas são a manipulação de um elemento físico, enquanto a quinta é a dobra da energia no próprio corpo humano.
Porém as dobras também têm uma relação cultural, estando ligada a uma nação especifica:
-A Nação do Fogo, abriga os dobradores de Fogo;
-As tribos da Água, abrigam os dobradores de água;
-O Reino da Terra, corresponde aos dobradores de terra;
-Os nômades do ar pertence obviamente aos dominadores de ar;
Mas existem também pequenas sociedades que não estão diretamente ligadas as suas nações e que possuem um estilo de dobra específico também, como é o caso da Tribo do Pântano Nebuloso de Dobra de Água e os Guerreiros do Sol, que são Dobradores de Fogo.
Dobra de Terra
A dobra da terra é praticada essencialmente por certas pessoas do imenso e colossal Reino da Terra, por ser o elemento da substância é um elemento bem difícil de se contra-atacar visto que ele esta em todos os lugares e pode se preparar para receber ataques o tempo todo e até ter o solo que você esta sendo manipulado. Os seus dobradores originais são as Toupeiras-Texugo que por serem cegos, usavam as ondas sísmicas causadas pelas batidas de suas patas no solo para se localizarem e limparem terreno e fazerem seus tuneis.A dobra de Terra exige movimentos firmes, fortes e físicos, sendo seus dominadores altamente fortes em batalhas de curta e media distancia e ainda sendo muito resistentes a ataques e a duração da batalha.
Alguns mestres como a Toff-Beifong que por ser cega aprendeu com as Toupeiras-Texugo como usar as ondas sísmicas causadas pelos batimentos na terra para enxergar coisas que normalmente os outros não veem como tuneis subterrâneos e foi graças a essa técnica que Toff descobriu a existência de impurezas dentro de metais o que permitiu que ela descobrisse que certos metais fossem dominados, porem a dobra de metal é uma técnica extremamente difícil e dignas de um verdadeiro mestre dominador de Terra. Existem também dominadores que possuem a habilidade de agitar as partículas de terra criando assim energia térmica criando lava ou até fazer o inverso arrefecer a lava e transformá-la em rocha solida.
Dobra de Fogo
É o elemento dominado pela população da Nação do fogo, ele é o poder de criar e manipular as chamas e é caraterizado como elemento do poder e do ataque, o que fazer de seus dobradores poderosos e perigos pela ausência da necessidade de ter um fogo já existente, pois eles pode cria-lo, ou seja eles quase nunca ficam sem combustível.
Assim como o estilo de luta da dobra do fogo consiste em oprimir seu inimigo para que não ataque, a Nação do Fogo também adota essa mesma postura em suas manobras políticas. Nos restos de uma civilização, a dos Guerreiros do Fogo, considerada perdida, Zuko e Aang descobrem que dobrar o fogo representa energia e vida, um conceito que foi esquecido para quase todos os dobradores de fogo na Guerra dos Cem Anos.
Existem dominadores extremamente perigosos que são capazes de criar relâmpagos ou até fogo azul que de certa forma é raro e que durante a Lenda de Aang a Azula é uma das poucas que usa essas duas capacidades. Porém existem os dominadores de combustão que são extremamente demolidores, sendo capazes de criar explosões através da energia térmica gerada num ponto non centro de suas testas.
Dobra de Água
A fonte do poder desses dominadores é a lua e por isso durante a noite é o período onde o poder deles é maior e durante uma lua nova os seus poderes se encontram no auge, e nesse estado eles são imbatíveis. E por causa da abundância da agua ela as vezes pode ser encontrada nos mais variados locais e uma das principais habilidades de um mestre é a capacidade de enxergar a agua nos locais mais inusitados, com no interior de plantas, o suor, entre outros.
Dobra de Ar
Ela é a mais equilibrada entre defesa-ataque, sendo seus criadores originais os Bisões-Voadores, mesmos que os dominadores de ar sigam os princípios dos monges, no mundo de Korra os dominadores de ar atuais não são monges e não têm dever nenhum com esses deveres.
Por serem pessoas de corpo e mente limpa e se tentarem desprender das coisas mundanas alguns dominadores adquirem a habilidade de projeção astral ou seja conseguem entrar e sair do mundo espiritual, essa é uma habilidade super rara e difícil de se ver.
A dobra de ar pode parecer inofensiva porém pode ser usada de forma brutal, sendo a mais brutal é usa-la para retirar todo ar do pulmão do oponente assim o asfixiando.
Dobra de Energia
A sua origem vem dos tempos antigos onde as pessoas não dominavam elementos, mas sim a energia dentro delas, porém ela foi desaparecendo a partir do momento em que as pessoas passaram a se concentrarem para dominar um elemento em especifico.
Atualmente, a Dobra de Energia pode ser realizada por qualquer Avatar, embora nem mesmo ele(a) saiba que possui essa habilidade até que alguém o ensine, assim como a Tartaruga Leão ensinou a Aang e Tenzin - metaforicamente - a Korra
Ela consiste na dobra da energia interna de um individuo, assim podendo fazer o que quiser com ela, tendo a capacidade de remover ou devolver a dobra elemental desse individuo e isso se aplica ao também ao Avatar. Porém existem um pré-requisito importantíssimo para dobrar a energia do outro, a sua deve ser indobrável, caso contrario sua energia será dominada e você será corrompido.
Comentários
Postar um comentário