Coisas que provavelmente você não sabia sobre Naruto Shippuden
Depois de muitos e muitos anos de exibição, 14 anos para ser mais preciso, Naruto Shippuden é um dos assuntos mais relevantes e comentados no nosso mundo e de certa forma você "naruteiro" de plantão mesmo tendo maratonado os 500 episódios da fase Shippuden não sabe de tudo o que está por trás desse anime maravilhoso que tanto nos impactou e impacta até os dias de hoje.
Então separei hoje uma coletânea de coisas que você certamente não sabia que estão por trás dos panos da história de um garotinho que só queria se torna o Hokage. Então confira.
1-Naruto é dublado por mulheres
Esse primeiro fato talvez seja conhecido por muitos de vocês, não duvido. Mas é verdade que tanto na versão original (japonês), quanto na brasileira, o nosso "Narutinho" (Naruto Uzumaki) é dublado por mulheres.
Mas o mais curioso é que além do Naruto, vários outros personagens masculinos do anime têm suas vozes feitas por dubladoras.
Na versão brasileira, é a nossa dubladora Úrsula Bezerra quem dá voz ao nosso protagonista e graças a sua incrível performance, ela recebeu em 2008 o premio "Oscar da dublagem".
Já na dublagem original em japonês do anime, o nosso ninja de olhos azuis teve a voz da dubladora Junko Takeuchi, já famosa por seus trabalhos em outros grandes animes como Hunter x Hunter, One Piece, Highschool of Death, e vários outros.
2-Naruto era pra ser um mangá de culinária
Durante uma entrevista em 2012, Kishimoto revelou que Naruto era para ter sido um mangá de culinária!
Para quem não sabe, "Naruto" é o nome dado para um dos ingredientes típicos do lámen japonês, consistindo numa espécie de massa cozida com peixe, formando uma espiral no centro, quando cortada em fatias.
O palco de toda a trama da série, ainda segundo o seu criador, seria num dos locais favoritos do nosso herói ninja: o restaurante Ichiraku!
Aliás, este restaurante existe na vida real e foi bastante frequentado pelo mangaká enquanto estava na universidade. O Ichiraku é especializado em servir lámen e está localizado na frente da Universidade de Kyushu, região conhecida por seus ótimos estabelecimentos para comer um bom lámen.
O engraçado de toda a história é que o "Naruto" (ingrediente) não é servido nos lámens do Ichiraku real. Seria Naruto uma homenagem ao restaurante favorito de Kishimoto ou uma sútil crítica ao menu: "ei, coloquem Naruto nos lámens, por favor!"?
3-A kyuubi é inspirada em Yu Yu Hakusho.
Agora chegamos a uma das mais interessantes curiosidades, pois ela é cercada de referencias tanto ao Anime Yu Yu Hakusho, como a mitologia nipônica.
O criador do mangá/anime Masashi Kishimoto, se inspirou em Kurama Youko, personagem de Yu Yu Hakusho, para se inspirar e cria-la como a conhecemos hoje, inclusive mantendo até o nome Kurama.
Para que não sabe Kurama Youko era uma yuukai-raposa que reencarnou no corpo de uma criança e possuía a habilidade de se transformar numa Kitsune de 4 caudas. Mas perai o que diabos é uma Kitsune?
Certo, é aqui que entra a mitologia japonesa, onde segundo ela uma Kitsune, que é o nome para "raposa em japonês" se tornou um dos personagens mais icônicos do folclore do país. E de acordo com as lendas, ela teria poderes mágicos e uma inteligência e astucia elevadíssimas, para além de possuir a capacidade de se transformar em seres humanos, assumindo geralmente a forma de uma mulher ou uma velhinha
Assim como retratado nos animes/mangás e até filmes e series, uma das características físicas da Kitsune são as suas caudas. Sendo que a cada mil anos nasce uma nova, sendo que no total formam nove! Ainda segundo a lenda, a cada nova transformação a raposa fica mais inteligente e forte.
4-Naruto não seria humano
Já aproveitando o gancho da curiosidade anterior e seguindo a mesma ideia, segundo o roteiro original da saga Shippuden, que foi publicada na revista Akamaru Jump (hoje, Jump NEXT), Naruto não seria humano.
Sendo assim a ideia original de Masashi Kishimoto de tornar o nosso adorável ninja dos cabelos loiros numa Kitsune. É, isso mesmo assim como diz a lenda Naruto seria uma raposa que poderia se disfarçar de humano.
Porém e ainda bem, o editor de Kishimoto acabou convencendo o mangaká a mudar de planos, pois disse que os leitores conseguiriam se enxergar melhor e criar um vinculo maior com o personagem se ele fosse humano.
5-Os sapos são homenagens aos atores japoneses
Gamabunta, Gamaken e Shima são os três sapos que Naruto invoca para ajudá-lo durante os combates. Tirando o fato de "Gama" ser a palavra japonesa para "sapo", o restante dos nomes são homenagens a famosas personalidades nipônicas.
Shima é Shima Iwashita, conhecida por ter atuado em Gokudou no Onnatachi, Harakiri, entre outros filmes.
Ken (Gamaken) é Ken Takakura, conhecido por ter feito Operação Yakuza e *Chuva Negra (*dirigido por Riddley Scott).
Bunta (Gamabunta) é Bunta Sugawara, ator que atuou em Jingi Naki Tatakai (Batalha Sem Honra e Humanidade, 1973), A Viagem de Chihiro, e várias outras produções.
6-Susanoo é um Deus
Cara um dos jutsus mais temidos e poderosos de todo o anime, que pode ser desbloqueado e usado apenas por um usuário do mangekyou Sharingan, fazendo que o leque de pessoas que o usam é muito restrito ao longo de toda a história do anime, é o Susanoo. E o nome desse jutsu e assim como vários outros é inspirada na mitologia japonesa.
Susanoo segundo a religião xintoísta é considerado o deus do mar e das tormentas, sendo o irmão de Amaterasu (a deusa do sol) e Tsukuyomi (o deus da lua.
O que nos faz ver que muitos dos jutsus mais poderosos do clã uchiha são inspirados na mitologia nipônica.
7-Sábio dos Seis Caminhos e o budismo
O personagem Hagoromo Ōtsutsuki, conhecido como o Sábio dos Seis Caminhos (Rokudo Sennin), foi criado com inspiração em um ensinamento do budismo: o ensinamento dos seis desejos.
Outro personagem que também foi criado com base neste ensinamento do budismo é Pain, que com a ajuda do seu Rinnegan foi capaz de criar os Seis Caminhos de Pain.
E nos faz ver o quanto o anime é inspirado na cultura e religião tipicamente Asiática.
8-Primeiro mangá a ganhar o Quill Awards
O sucesso mundial de Naruto foi estrondoso, comparando-se facilmente a outros grandes animes/mangás japoneses, como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo.
E para deixar registrado este feito, Naruto foi o primeiro mangá a conquistar o prêmio de "Melhor Graphic Novel" pela Quill Awards, em 2006. Esta instituição premia as melhores publicações de ficção da literatura mundial, ou seja, não é pouca coisa!
Comentários
Postar um comentário